publicado em 4 de Fevereiro de 2013 às 18:01 - Notícias

Reunião cria Frente Estadual em Defesa da Saúde Pública do MS.

Alexandre Costa comenta a situação da Saúde no MS.

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (04-02-2013), na sede do SINTSSMS, uma reunião de entidades sindicais e movimentos sociais que tratou sobre os diversos problemas da Saúde Pública no Mato Grosso do Sul.

Em novembro do ano passado, foi divulgado em reunião do Conselho Estadual de Saúde, a possibilidade de se instalar uma epidemia de dengue na cidade de Campo Grande. Efetivamente ela ocorreu e não foi feito nada concreto para impedir esta situação.

Segundo o DENASUS, de 2005 a 2010 o número de leitos do HRMS, Santa Casa e HU diminui drásticamente em Campo Grande, de 1280 para aproximadamente 510 leitos dia, em um período de 6 anos (2005 a 2010). Como reflexo desta situação, foi produzida matéria da TV Morena que tratou do tema da superlotação no Hospital Regional, que segue no link abaixo.

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2013/01/mp-manda-direcao-de-hospital-em-ms-desafogar-pronto-socorro.html 

Foram relatadas várias denúncias do processo de privatização da saúde, da superlotação, da falta de ambulâncias no SAMU, entre outros.

A constatação dos movimentos e dos sindicatos é de que a situação é gravíssima. Por este motivo, foi criada nesta reunião a Frente em Defesa da Saúde Pública no Mato Grosso do Sul.

Esta Frente construirá um manifesto coletivamente com demais entidades sociais que queiram participar desta iniciativa. Convocamos as entidades e movimentos para fortalecer o Controle Social, Conselhos de Saúde em cada nível, (local, regional, municipal e estadual).

Como encaminhamentos, ficou decidida a construção coletiva e lançamento do manifesto, a realização de audiências públicas, produção de jornal e de mídias sociais para informar a situação para a população, a articulação de atos públicos, entre outros.

Participam desta iniciativa o SINTSSMS, CUT, FETRICOM, CDDH Marçal de Souza, SINERGIA, MS de Fato, SINTTEL, SINTSPREV, membros do Conselho Estadual de Saúde, do Fórum dos Usuários do SUS. Lembramos que esta frente é aberta a participação de toda e qualquer entidade ou movimento social que comungue da defesa da saúde pública do estado.

A reunião também contou com a participação do vereador Zeca do PT que se colocou a disposição para contribuir com o debate proposto, com a realização de uma audiência pública e intermediação junto ao Prefeito de Campo Grande Alcides Bernal para tratar do tema da saúde.  

Sérgio Souza Júnior
AsCom SINTSSMS 

                                                

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas