publicado em 5 de Agosto de 2019 às 19:09 - Notícias

Ricardo Bueno comenta a defesa do SUS na Conferência Nacional de Saúde

divulgação

O Presidente do SintssMS, Ricardo Bueno, está participando da 16° Conferência Nacional de Saúde, que está sendo realizada em Brasília, ele comentou para o nosso site alguns aspectos importantes do evento.

Conforme Bueno, esta Conferência acontece “em um dos momentos mais importantes para nossa democracia, onde ela é totalmente atacada e nada mais democrático que a participação do conselho social e principalmente os conselhos de saúde neste evento. Então é muito importante que povos do brasil inteiro e indígenas e tudo também estejam aqui, discutindo as condições de saúde de nosso país” disse o dirigente.

Ricardo Bueno afirma que “nunca foi tão importante a luta pelo SUS, o desmonte está acontecendo a todo vapor e só a união pode salvar o maior e melhor plano de saúde do mundo. Então a luta tem que continuar sempre”, disse.

Na abertura do evento aconteceram manifestações em desaprovação às atuais políticas na saúde, o plenário estava lotado, tendo sido preparado para receber aproximadamente 5 mil pessoas.

A conferencia tem como tema a democracia e a saúde, segundo Bueno “a presença do ministro ontem (4) foi bem tensa, as vaias aconteceram, sinal que os povos do brasil não estão concordando com as políticas que estão determinando para o nosso SUS. Ou as coisas modificam ou a gente provavelmente vai ter revoluções na área de saúde com mobilizações de todos os segmentos” avalia o dirigente sindical, que também compõem o Conselho Estadual de Saúde.

A Secretaria de Formação Sindical do SintssMS, Eliane Souza Duarte, também está participando da Conferência Nacional de Saúde, ela é membra atuante do CES/MS (Conselho Estadual de Saúde).  

Mais informações sobre a 16ª Conferência Nacional de Saúde, fonte http://conselho.saude.gov.br/16cns/apresentacao.html

Defender os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), a saúde pública como direito de todos e a democracia brasileira estão entre as principais manifestações da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), que será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília. O maior evento de participação social do país ocorre no momento em que o SUS resiste às graves ameaças que vem sofrendo, em um contexto de retrocessos sociais. 

Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a 16ª Conferência tem como tema central “Democracia e Saúde” e estima reunir mais de cinco mil pessoas. Os eixos temáticos são: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS. 

A etapa nacional ocorre após a realização de aproximadamente três mil conferências municipais e a mobilização de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal para discutirem e consolidarem propostas relacionadas à saúde. Também aconteceram mais de cem conferências livres, organizadas de modo independente por entidades e movimentos sociais, que abordaram temáticas relacionadas à saúde da população LGBTI+, de quilombolas, da população negra, de segmentos de juventudes, de atingidos pela hanseníase, de povos e comunidades de terreiros, dentre outros. 

O momento reunirá representantes de movimentos sociais, conselheiros de saúde, usuários, trabalhadores e gestores do SUS, para traçarem, de forma democrática, as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O relatório final da 16ª Conferência vai subsidiar a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde. 

A conferência é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas. É através desse processo que a população pode contribuir ativamente para o desenvolvimento de políticas públicas. 

Por que 8ª + 8?

A proposta temática para o evento é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade. Ela foi considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS, já que o resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira, em 1988.

 

Escrito por Sergio Souza Júnior, AsCom SintssMS com informações de Conselho Nacional de Saúde.


 

    Arquivo(s) para baixar
    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas