publicado em 28 de Maio de 2019 às 14:56 - Notícias

Servidores da Saúde Estadual deliberam por paralisação parcial, marcada para o dia 31 de Maio

VOTAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ESTADUAL 28 MAIO

Os trabalhadores decidiram realizar dois atos na próxima sexta-feira (31), para manifestar sua contrariedade à política de reajuste zero, proposta pelo governo do estado.

Esta decisão foi deliberada por centenas de servidores, em Assembleia Geral Estadual da categoria, realizada no pátio do Hospital Regional de Campo Grande, no início da tarde desta terça-feira (28).

“Nós temos que realizar uma grande mobilização para o dia 31 de maio, juntamente com as outras categorias que também estão insatisfeitas com o reajuste zero” disse Ricardo Bueno, Presidente do SintssMS.

“Muitos servidores estavam falando em greve, mas com o debate, deliberamos pela paralisação parcial com a intenção de enviar um forte recado para o governo” alertou o dirigente sindical.

Conforme Eder Rodrigues, Secretário de Políticas Sociais do SintssMS “estamos sendo marginalizados na sociedade pelos governo do estado e governo federal, que dizem que nós somos o problema do país, sendo que nós atendemos a população, [está] na hora da gente mobilizar, porque se a gente não se mobilizar neste momento, vamos ficar amargando só retrocessos” disse.

Já Alexandre Júnior Costa, diretor de finanças do SintssMS, afirmou “o DIEESE* fez um levantamento para a gente, que nos últimos quatro anos do governo atual, foram mais de 20% de perda salarial dos servidores”.

Além do Reajuste Zero, o poder executivo do estado propôs manter o abono salarial, pago à diversas categorias, até o mês de maio de 2020, enquanto os servidores reivindicam a incorporação do abono ao salário, uma promessa do governo pasado de Reinaldo Azambuja. 

Sobre finanças

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vem alegando na imprensa que o estado vive uma crise financeira, mas recentemente ele recebeu aumento salarial de mais de 16%, junto com o alto escalão do governo, aumento este proposto pelo próprio governo e aprovado pela Assembleia Legislativa Estadual.

Da sua parte, o Fórum dos Servidores Públicos Estaduais vem denunciando o aumento de cargos comissionados no governo, situação que aumenta consideravelmente o gasto público do estado.

Ato

A paralisação dos servidores da saúde estadual, marcada para o dia 31 de maio, vai acontecer de forma parcial, sendo duas horas pela manhã e duas horas pela tarde, no Hospital Regional de Campo Grande.

Escrito por: Sérgio Souza Júnior, AsCom SintssMS. 

*DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas