publicado em 31 de Maio de 2019 às 19:06 - Notícias

Servidores da Saúde estadual realizaram manifestações pelo reajuste salarial e a incorporação do abono em diversos locais de trabalho

Patio HR MS Foto: Sérgio Souza Júnior

Com centenas de pessoas presentes, a maior mobilização dos trabalhadores da saúde aconteceu no Pátio do Hospital Regional, em Campo Grande.

Durante o protesto, Ricardo Bueno, Presidente do SintssMS ressaltou em sua fala, “nós temos que continuar com nossa mobilização, é a melhor forma para conseguirmos nossos direitos. Vocês estão vendo o ataque aos sindicalistas, está vergonhoso a forma como a grande mídia está fazendo, um ataque brutal aos sindicatos. Isso acontece porque estamos lutando e isso incomoda”. 

Foram organizados dois atos no local, com duração de duas horas, sendo que o primeiro ato aconteceu das 7h da manhã até às 9h e no período vespertino, das 13h até às 15h.

Bueno também chamou a atenção sobre o ataque contra os servidores públicos, tanto no plano federal quanto estadual, neste sentido questionou “que conversa é esta que a reforma da previdência é contra os privilegiados tentando denegrir a nossa imagem de servidor? ”, disse.

“Nós contribuímos com o país oferecendo serviços de qualidade, estudamos para isso, então nós temos que defender o serviço público, as políticas públicas ou a gente está fadado a morte do serviço público e os governos vão continuar aí, a não fazer concurso público, por exemplo” ressaltou Bueno.

“Vamos usar as redes sociais, temos a página do sindicato no Facebook, o site do sindicato, os grupos de WhatsApp, vamos curtir e compartilhar conteúdo, lembra do nosso vídeo da fala na Assembleia Legislativa? Vocês viram o vídeo nos jornais eletrônicos, os News de Campo Grande por exemplo? ”, questionou o dirigente.

O dia 31 de maio, marcou a agenda da luta pela valorização profissional de diversas categorias, as manifestações dos funcionários públicos da saúde, ocorreram simultaneamente aos protestos registrados por outras categorias, como Policiais Civis, Bombeiros, Polícia Militar, Agentes Penitenciários, servidores da Sedhast, Procon e a Greve dos Administrativos da Educação.

Hemosul

Foram registradas duas mobilizações na sede do órgão, pela manhã e pela tarde, servidores do Hemosul se reuniram com dirigentes do sindicato e manifestaram através de faixa e roupas pretas sua indignação com a política de reajuste zero.

Também como forma de protesto, os servidores utilizaram luvas pretas durante o seu dia de trabalho. 

Dourados

Servidores do Hemocentro também demonstraram sua insatisfação com o congelamento dos salários oferecido pelo governo.

Com cartazes e roupas pretas, trabalhadores se solidarizaram ao movimento dos servidores de diversas categorias, realizado na última sexta-feira (31).

Segundo Maria Anízia, Vice-Presidente do SintssMS, “nós fizemos essa manifestação em apoio aos nossos servidores e em apoio ao nosso sindicato, pela luta em defesa do nosso reajuste salarial, que é nosso direito”, disse.

A direção do SintssMS afirma que as mobilizações devem continuar, enquanto não avançar as negociações com o governo.

O governo do estado alega crise financeira, ao mesmo que aumentou o salário do próprio governador em mais de 16%, com o aval da Assembleia Legislativa.

Sindicalistas alegam que crise é só para os servidores que amargam perdas salariais de mais de 20% durante os anos de governo Reinaldo Azambuja.     

Reivindicações dos servidores públicos do MS:

1 - Reajuste Salarial anual com a correção da inflação, dados do IPCA revelam que a inflação registrada no último ano é de 4,94%.

2 - Incorporação do Abono Salarial, alvo de promessa do governo.


Escrito por Sérgio Souza Júnior, AsCom SintssMS 

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas