Foi realizada na última sexta-feira, dia 19 de Abril, uma reunião entre dirigentes do sindicato e o Drº Ronaldo Perches diretor do HR.
Na ocasião, o diretor garantiu que o repouso será padronizado para todos os funcionários do HR, sem diferenciação entre médicos e servidores, conforma havia sido cogitado anteriormente. Esta decisão está em conformidade com parecer técnico/jurídico emitido pela instituição.
Reivindicação
Há meses, o SINTSSMS vem defendendo a necessária a adequação do repouso para todos/as os/as servidores/as que atuam na saúde, sem distinção de nenhum tipo.
Segundo o Secretário Geral do SINTSSMS, Ricardo Bueno, “esta atitude da direção do HR vem de encontro com as reivindicações deste sindicato e dos servidores contribuindo com os objetivos do programa Humaniza SUS, que é muito importante para elevarmos a qualidade da oferta dos serviços de saúde”.
Bueno defende que é preciso melhorar as condições de trabalho dos funcionários do hospital, “entendemos que o servidor valorizado, com certeza tem condições de atender melhor a população”.
Humaniza SUS
O programa busca valorizar os diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores.
Ampliar o fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos, aumentar o grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos, bem como ampliar o nível de interação entre trabalhadores e usuários do SUS são alguns de seus objetivos.
O Presidente do SINTSSMS, Alexandre Júnior Costa alega que não há motivos para se criar uma política de repouso diferenciada, porque todos os servidores são regidos pelo mesmo estatuto.
“Após muitas reivindicações dos trabalhadores, articulados pelo sindicato, conseguimos da Direção do Hospital Regional o compromisso com a regularização e padronização do repouso hospitalar para os trabalhadores” conclui Alexandre.
A direção do SINTSSMS avalia que a política de saúde precisa fazer com que iniciativas importantes, como o programa “Humaniza SUS”, consolidem a atenção com os usuários do sistema, assim como melhore as condições de trabalho para aquelas pessoas responsáveis em cuidar da saúde da população atendida pelo Sistema Único de Saúde.
A padronização do repouso hospitalar, sem diferenciação entre servidores, é mais uma vitória dos/as trabalhadores/as da saúde do estado de Mato Grosso do Sul. A direção do SINTSSMS relembra que continua na luta pela imediata implantação do PCC (Plano de Cargos e Carreira) da saúde e da redução da jornada dos servidores para 30 horas.
Assessoria de Comunicação SINTSSMS