O ano de 2011 foi marcado foi por muito trabalho. No processo de negociação da nossa data-base conseguimos repor a inflação do período em nossos salários. Paralelamente, demos sequencia aos processos judiciais cobrando a implantação do nosso PCC, garantido judicialmente pela Lei 3.192/06, mas que até o momento encontra resistência do Governador em cumprir sentença final do Tribunal de Justiça de MS por discordar na fórmula de cálculo.
Mesmo assim, a direção do Sintss-MS não desistiu, protocolou recursos judicial no STF e no Conselho Nacional de Justiça, derrubou recursos da Advogacia Geral do Estado nos tribunais superiores e denunciamos o descumprimento legal das decisões judiciais por parte do Poder Executivo . Além disso, movemos centenas de ações judiciais coletivas e individuais em defesa dos interesses dos nossos associados.
No campo político conseguimos romper a falta diálogo com a atual equipe de Governo. Negociamos o repasse devido do imposto sindical, fruto de ação judicial que forçou o Governador a acordar o pagamento de promoção de letras pendentes, a regularização da jornada de trabalho por função e a liberação do dinheiro do imposto sindical obrigatório, descontado nos meses de maio e junho, fato que permitirá a devolução de 60% dos valores aos associados que requisitar o estorno. Com este dinheiro planejamos comprar uma área própria para a construção da nova sede do Sintss-MS.
No campo administrativo fizemos uma ampla reforma na atual sede do Sindicato que ficou mais confortável, arejada e bonita. O alojamento ganhou uma televisão LCD de32 polegadas, refeitório, novos colchões, ar condicionado, garantido uma estada decente aos companheiros do interior.
É bom lembrar que a direção do Sintss-MS sentiu profundamente o passar do companheiro Cássio Pereira, um guerreiro eterno, das causas justas da sociedade e dos servidores públicos. Mesmo assim, retomamos o fôlego e demos a volta por cima, pois o movimento tem que avançar, pois os desafios são muitos.
Em 2012 conclamos todos os associados para participar ativamente das programações e eventos convocados pelo Sintss-MS. Fazer cumprir a Lei do nosso PCC, cobrar que Estado e município cumpram a Emenda Complementar 29, garantindo mais recursos para a saúde, além de fazer valer as ações em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), aperfeiçoar o controle social e a fiscalização dos investimentos na área e brecar os avanços das fundações de caráter privado e a terceirizações do sistema público de saúde, investindo na abertura de novos concursos públicos para suprir a demanda de pessoal.
A direção do Sintss-MS deseja um Natal de muita reflexão, fraternidade e companheirismo, e um 2012 movido pela espírito da transformação e de superação de barreiras frentes aos novos e velhos desafios.
Direção do Sintss-MS