Na tarde desta quinta-feira (21), o Presidente do Conselho Estadual de Saúde e dirigente do SINTSSMS Ricardo Bueno, concedeu entrevista ao veículo de comunicação Semana on Line, (Revista eletrônica), na sede do sindicato.
Na oportunidade, Ricardo Barone (Semana On Line) buscou informações sobre o caso da empresa Servan, que já foi acusada de formação de cartel e que monopoliza o setor de anestesiologia na capital. A Entrevista também versou sobre a atual situação do controle social no estado.
O Ministério Público Federal emitiu duas recomendações nesta semana ao Hospital Universitário da UFMS, para a realização de concurso e contratação imediata de profissionais anestesistas, que você pode acompanhar neste link:
http://www.sintssms.org.br/noticia/mpf-recomenda-concurso-para-anestesistas-no-hu-e-servan-vai-perder-contrato-milionario/
Perguntado sobre a situação da Servan no Hospital Universitário da UFMS e o quanto isto prejudica o usuário, Ricardo Bueno afirmou que “o grande prejudicado sempre é o usuário. O capitalismo se sobrepõem nestas horas, o que importa é o poder econômico, o lucro acima de tudo. No Mato Grosso do Sul foram criadas algumas associações médicas em diversas áreas, como a cardiologia, oncologia, anestesia, entre outros. Na prática isto impede a livre competição do mercado. Veja bem, não sou eu que falo que tem cartel, o Ministério Público está investigando o caso, onde só uma empresa domina a área de anestesia no estado”.
Em outra passagem da entrevista, Bueno foi questionado sobre o papel do sindicato e do controle social na saúde. Seguindo a linha do sindicato, o dirigente falou sobre a importância da participação dos trabalhadores da saúde no controle social e fez questão de reforçar a política da defesa intransigente do SUS como princípio na luta pela garantia deste direito inalienável de todo o cidadão brasileiro combinado com a defesa dos postos de trabalho dos servidores da Saúde.
A Matéria completa será publicada nesta segunda-feira, dia (25-11) no site http://www.semanaonline.com.br/ ou também poderá ser vista na integra via página em uma rede social, neste link: http://migre.me/gJy41
Sérgio Souza Júnior
Assessoria de Comunicação
SINTSSMS