publicado em 17 de Fevereiro de 2014 às 10:45 - Notícias

CASSEMS inaugura Centro de Diagnósticos e hemodiálises em Dourados, dirigentes do SINTSS-MS marcaram presença.

Dirigentes do SINTSS-MS com Delcidio do Almaral e Ricardo Ayache.

 

Na noite desta sexta-feira (14), a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) inaugurou o Centro de Diagnóstico e serviço de hemodiálise que passam a funcionar no Hospital Cassems de Dourados, que foi o primeiro da Rede Própria construído pelo nosso plano.  

Em sua fala, o presidente Ricardo Ayache disse que trabalhar com Saúde é um grande desafio, mas que deve ser enfrentado para proporcionar mais qualidade de vida para quase 180 mil vidas.  Para ele, ao longo dos seus quase 13 anos, a Cassems tem uma característica muito marcante, que é a participação fundamental dos servidores públicos, que participam democraticamente da rotina de trabalho da Caixa dos Servidores. “Essa participação tem valor incalculável para os passos que temos caminhado, não seria possível chegar até aqui se não tivéssemos o apoio, confiança e a participação dos seus usuários. Temos avançado muito, mas com bastante perspicácia, cautela e humildade. Optamos sempre em dialogar com cada sindicalista, servidor e representantes das categorias. Saúde é investimento para a vida e não despesa. Vamos continuar construindo uma saúde digna para o servidor público de Mato Grosso do Sul”.

O senador Delcídio do Amaral falou da relevância do Centro de Diagnósticos para o município, dos novos serviços, mas destacou a importância do serviço de hemodiálise, a necessidade de descentralizar a saúde no Estado, proporcionando qualidade e conforto para a população do interior. “A saúde é o maior desafio que Mato Grosso do Sul enfrenta, não só de urgência e emergência, mas também a saúde preventiva. A Cassems é uma experiência ímpar no País, uma instituição criada para valorizar os servidores públicos que é hoje referência no Brasil. Na vida, as grandes vitórias acontecem quando as coisas são feitas com o coração. Contribui para a vida quem trabalha com o coração, com emoção e toda a equipe da Cassems tem essas qualidades, representam a esperança de dias melhores”, destacou.

O Presidente do SINTSS-MS, Alexandre Júnior Costa, comentou, “esta é uma importante iniciativa, que vai ajudar nossos beneficiários de Dourados e Região a realizar procedimentos de diagnósticos que antes a Cassems tinha de recorrer a laboratórios da capital, para oferecer o serviço. Outra conquista é a de promover o acesso à hemodiálise nesta cidade, o que significa reduzir o desgaste dos pacientes que precisam deste atendimento, em caráter regular e que nesta situação de fragilidade do cuidar de sua saúde, ainda tinham que pegar a estrada, em uma viagem desconfortável para quem está nesta situação. Vejam o exemplo do Home Choice, que vai promover o atendimento ao paciente renal crônico que não pode se locomover, em sua casa. A Cassems e sua direção estão de parabéns por mais esta conquista para nossos servidores públicos.

Ricardo Bueno, Presidente do Conselho Estadual de Saúde, esteve presente na inauguração e reforçou a importância deste projeto entregue, “com esta iniciativa, a Cassems contribui para a promoção de uma saúde humanizada. Como servidor público, me sinto honrado ajudar na construção da Caixa dos Servidores do Mato Grosso do Sul, em debater, apoiar e depois poder participar da entrega deste Centro de Diagnósticos e Hemodiálise, pois sabemos o quanto é importante interiorizar nosso atendimento, aproximando o plano do seu usuário”.

Dirigentes do sindicato marcaram presença nesta atividade, compunham a delegação do SINTSS-MS, o seu Presidente Alexandre Júnior Costa, o Vice-Presidente Ricardo Bueno, o Diretor Eder Rodrigues e a Coordenadora da Delegacia de Base do HR-MS, Cláudia Guimarães, que acompanharam a entrega do Centro de Diagnóstico e Hemodiálise e visitaram as dependências do Hospital a CASSEMS.

Estrutura

O Centro de Diagnóstico, que ocupará uma área com cerca de 500m², é uma parceria entre a Cassems e as empresas MS Diagnóstico, Laboratório Mansur e RAF Serviços Médicos. De acordo com o diretor de Unidades Hospitalar da Caixa dos Servidores, Flávio Stival, além do amplo espaço, o Centro de Diagnóstico vai oferecer conforto, segurança e uma gama de serviços.  

“Além de disponibilizar um leque de procedimentos, o Centro de Diagnóstico vai trazer facilidade e comodidade aos nossos beneficiários. Cerca de 30 funcionários, muito bem treinados, darão esse suporte que, além de aumentar a capacidade do atendimento, trará mais qualidade aos serviços prestados”, explica Stival.

De acordo com o responsável pelo Centro de Diagnóstico, Dr. Vander Caetano Vieira, os novos serviços vão facilitar a vida de todos. “A vinda desses procedimentos para Dourados possibilitará a economia de materiais e, principalmente, economia de tempo para os pacientes. Estamos trazendo uma estrutura de última geração, de alta complexidade e que vai melhorar muito a qualidade do atendimento e o acesso à Saúde, não só do município, mas de toda a região”, conta Caetano.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, acredita que a inauguração desses novos serviços em Dourados, além de cumprir a missão da Cassems definida em estatuto, também segue a linha adotada pela Caixa dos Servidores referente à interiorização do atendimento.

“Quando a Cassems foi criada, nós servidores definimos em estatuto que a nossa missão é oferecer aos servidores públicos de Mato Grosso do Sul a melhor assistência à Saúde por meio de ações preventivas e terapêuticas que unem tecnologia à humanização do atendimento. Além disso, levando esses serviços para o interior, nós continuamos apostando na interiorização do atendimento, ou seja, investindo procedimentos de ponta à população que não tem acesso a esse tipo de serviço”, afirma Ayache.

 Hemodiálise

Também situado no Hospital Cassems do município, o serviço de hemodiálise funcionará 24 horas e também estará apto a realizar dois tipos de diálises peritoneais: a Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (CAPD, na sigla em inglês) e a diálise Home Choice. O espaço, com cerca de 300m², além dos pontos de hemodiálise, terá a disposição dos beneficiários, técnico de enfermagem, assistente social, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta e uma estrutura de última geração.

Segundo o diretor de Unidades Hospitalares, o grande propósito do serviço de hemodiálise oferecido no Hospital Cassems de Dourados é humanizar o atendimento com um acolhimento diferenciado aos usuários.

 “O espaço foi todo reformado dentro das exigências dos órgãos reguladores e equipado com equipamentos de última geração, como as máquinas de hemodiálise e o tratamento de filtragem da água em 100%, garantindo uma água pura e sem a mínima chance de contaminação. Agora, o grande diferencial é que cada paciente que usar o serviço de hemodiálise no hospital terá um tablet para se distrair enquanto acontece o processo. Nós sabemos que é um procedimento difícil para quem o usa, por isso, o nosso objetivo é acolhê-lo da melhor forma possível, a fim de diminuir o sofrimento deles”, explica Stival.

A disponibilização da diálise peritoneal Home Choice cumpre o propósito de acolher da melhor maneira possível o doente renal crônico. Para o responsável pelo serviço de hemodiálise, o nefrologista Antônio Pedro Bitencourt, esse serviço vai trazer uma melhora significativa para os doentes renais crônicos de Dourados.

“Há alguns pacientes que não podem se deslocar até o hospital, então, com o Home Choice eles podem realizar o procedimento na sua casa com a mesma segurança se estivesse no hospital. O paciente recebe o equipamento e faz todo o tratamento no seu próprio domicílio, precisando vir ao hospital apenas uma vez por mês”, explica Bitencourt.

O nefrologista ainda salienta o ganho que toda a Grande Dourados vai receber com a vinda desse serviço para a região. “Hoje, grande parte dos pacientes renais crônicos da nossa região não tem como fazer a hemodiálise. Com o oferecimento dos nossos serviços, vamos beneficiar toda a Grande Dourados. O hospital vai ser a casa do renal crônico em Dourados”, comemora Bitencourt.

Também marcaram presença, o vice-presidente da Cassems, Ademir Cerri, diretores, membros dos conselhos Administrativo e Fiscal, sindicalistas, autoridades municipais e estaduais, como o senador Delcídio do Amaral, os deputados estaduais Lauro Davi e Laerte Tetila, o secretário de Saúde de Dourados, Sebastião Nogueira de Farias, o responsável pelo Centro de Diagnóstico, Dr. Vander Caetano Vieira e o responsável pelo serviço de hemodiálise, o nefrologista Antônio Pedro Bitencourt.

Assessoria de Comunicação SINTSS-MS. 

Com informações de:
Ariane Martins e Gustavo de Deus
Ascom Cassems
Via Íris Comunicação Integrada
 

 

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas