publicado em 29 de Setembro de 2011 às 17:40 - Notícias

Cássio - Doar a vida pela Vida

Cassio companheiro de luta

Este trecho da Epístola de Tiago resume a luta do companheiro Cássio Pereira.  De origem humilde, batalhador, o companheiro traçou a sua história despertando a confiança, o respeito e a admiração de todos, nestes poucos mais de 32 anos de existência.

            Como católico praticante Cássio certamente teve sua vida justificada pela fé.

Sempre trabalhou para superar as amarras do círculo vicioso da pobreza que negam a milhares de jovens trabalhadores o direito vida ou lhes reservam os porões frios das cadeias superlotadas ou caminho fácil e penoso do narcotráfico. 

            Aproveitando-se  do maior patrimônio que pode oferecido a um homem: a Educação, Cássio retribuiu a oportunidade que teve trabalhando pela promoção da vida. Técnico em enfermagem podia ter mergulhado no egoísmo da indiferença que congela  os corações de milhões de pessoas, fixadas nas fantasias do consumo ou no aparente bem estar material.

            Ao contrário, Cássio fez a opção de ser um operário que trabalhou pela vida. Não aceitou a imposição dos poderosos que insistem em resumir a nossa vida ao direito de tão somente comer.

Incorporou na vida os ensinamentos do Titãs: “A gente não quer só  comida, a gente quer  bebida, diversão, balé ....

            Ao embalo do “Tudo ao mesmo tempo agora”, Cássio conseguiu se formarem Fisioterapia. Passouno concurso do Hospital Regional. Ascendeu de técnico para a  nova função.          

            ingressou no movimento sindical da saúde de forma discreta.  Como bom aluno aprendeu ouvindo, aos poucos soltou a voz e começou a dizer o que pensa e sugerir caminhos para fortalecer a luta dos trabalhadores da saúde e a melhoria das políticas públicas na sua área de atuação. Uma carreira sindical rápida para uma pessoa tão jovem. Entrou pelos bastidores e logo estava nas frentes de lutas e mobilizações, tentando remover as pedras que estavam no caminho.

            Cássio entendeu cedo que somente a luta sindical era insuficiente para construir nossa utopia de um mundo melhor. Depositou no  PT e da CUT o espaço de construção deus sonhos. Participou ativamente das mudanças políticas no Brasil e no MS.

            Crítico, não aceitou a verdade das cúpulas e as tramas de bastidores que tentam enfraquecer o partido dos seus sonhos.  Participou ativamente do Fórum pela Ética e Contra a Corrupção.  Articulou e criou o Fórum dos Militantes do PT. Assumiu o cargo  Secretário Sindical do partido no Mato Grosso do Sul. Não fugia da responsabilidade, mesmo em momentos cruciais com a condução das últimas campanhas eleitorais tocadas na sola do sapato, regada a água ou quando muito um cafezinho. Fiel na derrota ou vitória, mas sempre celebrando os avanços.

            No movimento sindical, na CUT, no PT e na Cassems, Cássio construiu uma política de muitos acertos e poucos erros. Propôs um novo sindicalismo, trabalhou de forma dedicada para reconstrução do Sintss-ms.  Sempre teve a  certeza de arrancar melhores conquistas para a categoria e avanços para a saúde. Defendeu a construção de um novo  no cenário político no Estado. Incompreendido por uns que invejaram sua rápida ascensão política, mas admirado e querido por outros que viam no seu jeito sincero a  oportunidade de superar velhas práticas e discursos acabados.  Em apenas 6 meses à frente do Sintss-MS fez o que não foi feito em dez.

            Cássio, sentiremos sua falta, pois sua partida aconteceu no ápice da sua vitalidade e disposição de luta.

Com diz Bertold Brecht, " Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis"

            Você foi imprescindível, mas continuaremos sua luta, pois você espalhou sementes, irrigou raízes e fecundou a Primavera.

            Saudades eternas!

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas