Escrito por: Sérgio Souza Júnior
Foi realizada hoje (20) a cerimônia de posse dos (as) conselheiros (as) que integrarão o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul no biênio 2014/2016.
Nesta cerimônia foi dada posse no cargo Presidenta do CEDM, à sindicalista Cleuza Pedrosa Odorico, a “Cleuzinha”, filiada de base do SINTSS-MS.
Cleuza tem história no movimento sindical do Mato Grosso do Sul, ela foi Presidenta do SINTSS-MS entre os anos de 1999 a 2001 em uma direção colegiada. Já em 2002, com o fim da direção colegiada, ela foi reeleita para o cargo novamente, que exerceu até 2005.
Cleuzinha comentou para nós sobre esta tarefa que assumiu a frente deste importante conselho.
Sintss-Ms: Em sua opinião, qual a principal pauta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do MS?
Cleuzinha: Com certeza é a garantir as delegacias da mulher 24 horas, de fato, pois as mulheres precisam muito deste atendimento. E de forma conjunta é necessário investirmos em formação profissional, preparar @ servid@r públic@ para este atendimento. Precisamos dar muita atenção ao acolhimento quando estas delegacias recebem as mulheres vítimas de violência doméstica.
Sintss-Ms: Sobre a Lei Maria da Penha, o que você pode nos dizer sobre os resultados e os números de denúncias que aumentaram no último período?
Cleuzinha: Olha, a violência doméstica sempre esteve por aí, a Lei Maria da Penha é uma conquista histórica e os dados demonstram que por ter agora um local para denunciar, as mulheres começaram a acionar o estado e os índices aumentaram.
Sintss-Ms: Fale sobre as próximas agendas nas lutas das mulheres.
Cleuzinha: Acontecerão diversas atividades no 8 de março que é o Dia Internacional de Lutas das Mulheres. O Conselho Estadual vai acompanhar as atividades e gastaria de destacar a atividade dos movimentos sociais que acontecerá nesta data, da qual o SINTSS-MS irá participar. Inclusive, para fechar o mês das mulheres, o SINTSS-MS vai convidar outros sindicatos para participarem de uma mesa de debates sobre a luta das mulheres, com enfoque na questão do enfrentamento da violência. Outro debate importante é que nós acreditamos que as diversas ações que são desenvolvidas devem buscar o empoderamento das mulheres, neste sentido elas podem ter melhor condição de se defenderem no caso, buscando apoio jurídico e institucional se sofrerem algum tipo de violência doméstica. Esperamos realizar uma atividade que possa debater estes e outros temas importantes para a nossa luta.
A direção do SINTSS-MS parabeniza a nossa companheira e dirigente sindical Cleuza Pedrosa por esta tarefa para a qual foi eleita e desejamos sucesso nesta função. Acreditamos muito no potencial da nossa ex-presidenta e acreditamos que ela desenvolverá um grande trabalho à frente do CEDM-MS, a companheira Cleuzinha conta com todo o nosso apoio, do sindicato e de sua direção para o sucesso desta tarefa para o qual foi eleita.
CEDM/MS
O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul é órgão colegiado de deliberação coletiva, de composição paritária entre governo e sociedade civil organizada, integrante da estrutura da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social – Setas e tem por finalidade propor e fiscalizar, em âmbito estadual, políticas para a mulher, assegurando-lhe o exercício pleno de seus direitos, sua participação e integração no desenvolvimento econômico, social, político e cultural.
Com informações do portal: www.noticiasms.gov.br