A Frente Estadual em Defesa do SUS de Mato Grosso do Sul vai realizar um seminário no próximo sábado (16), para discutir as perspectivas do Sistema Único de Saúde na atual conjuntura política.
O evento terá início às 7h, no Anfiteatro LAC da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, e segue até às 17h.
O Seminário é aberto ao público, são esperados acadêmicos, movimentos sociais e sindicais, trabalhadores (as) da saúde, Fórum dos (as) Usuários (as) do SUS e Gestores (as) do SUS.
Esta atividade, faz parte das ações dos movimentos sociais pelo Fora Temer.
Em recente entrevista, Ricardo Barros (Ministro Interino da Saúde), afirmou que o Estado não conseguirá mais garantir direitos básicos dos cidadãos, como o acesso universal à saúde, e defendeu o sistema privado: "Quanto mais gente puder ter planos, melhor, porque vai ter atendimento patocinado por eles mesmos, o que alivia o custo do governo". Fonte Revista Fórum
Compõem a Frente Estadual em Defesa do SUS de Mato Grosso do Sul, as seguintes entidades:
Sintss-MS, Sintsprev-MS, Frente Nacional Contra a Privatização do SUS, CUT-MS, Denem, Sintracomcg, Fetricom-MS, Sinpsi-MS, CDDH, Membros do Conselho Estadual de Saúde, Conselho do Distrito Sanitário de Campo Grande CG-Sul, Sindsep, Trabalhadores da Sesai, Hemosul, Rede Unida, Estudantes de Medicina UFMS, Estudantes de Fisioterapia UFMS, Estudantes de Enfermagem UFMS, Cedampo.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
07h30 – 08h30
Wladimir Tadeu Baptista Soares - Médico e advogado do SUS e professor de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF)
O papel do Banco Mundial e do FMI na privatização dos Sistemas de Saúde na América Latina e a constitucionalidade do SUS e EBSERH
08h30 – 09h30
Maria Inês Bravo - Professora doutora e pós-doutora em Serviço Social e representante da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde
Políticas da saúde na atualidade, privatização da saúde e desmonte do SUS
10h00 – 11h00
Laura Macruz Feuerwerker - Membro da Rede Unida e professora da Escola da Saúde Pública da USP
Conceito ampliado de saúde e a Atenção Básica e o processo de trabalho do (as) profissionais do SUS
11h30 Debate
13h30 – 17h00
Encaminhamentos, organização da Frente em Defesa do SUS de Mato Grosso do Sul e elaboração da Ata.
SERVIÇO [Seminário Perspectivas do SUS na atual conjuntura política]
Data: 16 de julho de 2016
Horário: 07h30 às 17h00
Local: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Anfiteatro LAC)