O objetivo da viagem é aproximar a Direção da entidade com a sua base. Neste encontro, muito debate e discussões são esperados. A atual gestão do SINTSSMS, tem como princípio, a valorização da categoria na construção de suas políticas, na ampliação da democracia interna da gestão. Por este motivo investe na participação de seus filiados, através de diversos mecanismos, como as visitas “in locu” nos municípios.
A delegação é composta pela Drª Ana Silva, advogada do sindicato, o Presidente Alexandre Júnior Costa e o Secretário Geral Ricardo Bueno.
A Drª Ana Silva expõe nesta reunião a situação técnica dos processos do PCC, da Vantagem Pessoal, entre outras ações que o sindicato entrou na justiça. A advogada do SINTSSMS ressalta que as opções do sindicato de entrar com diversas ações tem surtido muito efeito, uma das vitórias é a situação atual do PCC (Plano de Cargos e Carreira) que já está em processo execução.
Neste caso não há mais possibilidade do Governo do estado se eximir de pagar o valor do ajuste do PCC que os/as trabalhadores merecem receber, segundo os cálculos desenvolvidos nas peças individuais montadas para a situação de cada servidor/a.
Alexandre Costa reforça este tema, esclarecendo que houve um impacto muito grande no governo por conta da derrota na justiça, segundo Costa “politicamente o governo é resistente ao pagamento do PCC, inclusive entrou com recursos jurídicos até a última instância”.
Ricardo Bueno informa que a proposta de negociação salarial foi desenvolvida após assembleia do sindicato realizada em meados de novembro de 2012 e já está protocolada no governo. O SINTSSMS aguarda o agendamento da data para a mesa de negociação.
O presidente do sindicato reforça que mais atividades como esta serão realizadas no estado e acredita que é uma forma muito importante de envolver os filiados na agenda de luta do Sindicato, construindo força interna para os desafios que a pauta sindical tem desenvolvido. Alexandre Costa defende que “só a força da base mobilizada é que permite o sindicato ter as condições necessárias para a construção da luta” e cita o exemplo da luta em torno da CPI da Saúde e a construção da Frente em Defesa da Saúde Pública, política defendida por este sindicato, que fez com que o tema da Saúde e seus diversos problemas e gargalos ocupassem a agenda do debate público e conseguisse apoio da população.
#AssessoriadeComunicação