José Aparecido de Lima, diretor de finanças do Sindicato da Seguridade Social de MS, participou da solenidade da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo no dia 19 de Abril.
Na ocasião, o diretor do SINTSSMS tomou posse no cargo de Conselheiro Fiscal da SICOOB/ CONCRESUL (Cooperativa de Economia e Crédito Mutuo dos Funcionários e Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul).
A cerimônia de aconteceu durante uma Assembleia Geral com os associados da Cooperativa.
Para o novo Conselheiro, a cooperativa de crédito é uma grande oportunidade para os servidores públicos do Estado de Mato Groso do Sul. José afirma que “O SICOOB/CONCRESUL é um instrumento dos trabalhadores que tem conseguido bons resultados. A diferença com relação às outras instituições bancárias, é que na cooperativa, o trabalhador é sócio proprietário.“
O Sicoob/Concresul funciona através do princípio de auto-gestão. Neste formato, os sócios participam de eleições para a direção da cooperativa. Também são realizadas assembleias regularmente onde os associados podem manifestar suas opiniões, críticas e sugestões, além de propor rumos para a entidade.
Um exemplo de organização que segue este princípio e que deu certo é a própria CASSEMS, notadamente um dos melhores planos de saúde do país, organizado e dirigido pelos próprios servidores públicos do estado de Mato Grosso do Sul.
Para, Reginaldo Rosa de Cerqueira, presidente do SICOOB de Mato Grosso, o sistema de cooperativas propicia vantagens para os servidores públicos em relação as instituições financeiras do mercado. “Os cooperados não são correntistas como em outros bancos, eles são proprietários, podem opinar sobre as decisões na cooperativa e acompanhar durante as Assembleias a evolução do trabalho desenvolvido pelos administradores dos recursos. O servidor precisa se organizar porque o mercado financeiro é altamente competitivo e o servidor precisa ter melhores condições de crédito e no final do exercício a cooperativa apresenta um resultado que é voltado para o próprio servidor”, diz.
Também fazem parte do Conselho Fiscal, Francisco Rodrigues Rosa, Altair Ferreira da Silva, Roberto Botareli, Elza Aparecida Jorge e José Tiradentes de Lima Neto.
O Sicoob
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), contribui para do Brasil um país mais justo e democrático.
As cooperativas de crédito do Sicoob são instituições financeiras sólidas e seguras, regulamentadas pelo Banco Central do Brasil e integram um Sistema forte e solidário, do qual também fazem parte: a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Ltda. (Sicoob Confederação) que tem a finalidade de defender os interesses das cooperativas representadas, ofertar serviços, promover a padronização, supervisão e integração operacional, financeira, normativa e tecnológica; o Banco Cooperativo do Brasil S.A. (Bancoob) especializado no atendimento às cooperativas de crédito e cujo controle acionário pertence às cooperativas do Sicoob; a Bancoob DTVM, distribuidora de títulos e valores; o Sicoob Previ, fundação que oferece plano de previdência complementar; a Cabal Brasil, bandeira e processadora de cartões e a Ponta Administradora de Consórcios. Conta ainda com o Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), que confere credibilidade ao Sistema e garante a proteção dos recursos de seus mais de 2 milhões de associados.
O Sicoob oferece todos os produtos e serviços bancários, só que de um jeito bem diferente: ele compartilha os resultados com os associados e aplica os recursos captados nas próprias comunidades, o que movimenta o comércio e a produção, além de criar novas oportunidades de emprego e renda.
Com informações dos sites: SICOOB e FETEMS.
Assessoria de Comunicação SINTSSMS