A diretoria do SINTSS-MS esteve em reunião nesta terça-feira (13.12) com o Governador André Puccinelli, para definir pontos da pauta de negociação dos trabalhadores da Saúde Pública Estadual.
Participaram da rodada de negociação o presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), as secretarias de Administração Thiê Higuchi Viegas dos Santos e de Saúde, Beatriz Figueiredo Dobashi e o assessor especial Neno.
Ainda foram definidos encaminhamentos referentes à Lei que dispõe sobre a regulamentação da carga horária a ser cumprida pelos servidores em exercício da Fundação de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul, que deverá entrar na pauta de votação da Assembléia Legislativa até esta quinta-feira, garantindo o cumprimento da carga horária de cada função. Desta maneira, o trabalhador que exceder a jornada definida terá direito a um adicional de plantão (folga)
O Governador também assumiu o compromisso de até março de 2012 regulamentar a vida funcional, tais como promoção de letras e contagem de tempo do pessoal vinculado a Secretaria de Saúde. Com sinal de boa vontade política nesta quarta-feira já começa a ser publicada algumas promoções no Diário de Oficial do Estado.
Além disso, ficou acertada a criação do novo quadro funcional, onde todos os servidores vinculados a carreira de gestão de serviços hospitalares serão enquadrados na carreira e com isso gozar de todos os benefícios da Lei, como promoção de letras na função.
A ação judicial movida pela advogada do SINTSS-MS cobrando direitos relativos ao imposto sindical foi fundamental para abrir as negociações com o Governador do Estado, fazendo com que saísse da posição de resistência a qualquer tipo de negociação. "Abrimos mãos de alguns pontos a que tínhamos direito na ação para conquistar, desta forma, os avanços na carreira funcional da categoria", esclareceu a advogada Ana Sílvia.
A direção considerou o resultado da negociação positiva, pois ela teve início sob o comando do então presidente Cássio Pereira e somente agora, depois de intensas negociações, foram fechadas com a atual diretoria, presidida por Alexandre Costa.
O SINTSS-MS espera com isso resolver parte das reivindicações da categoria e no ano de 2012 conquistar mais avanços e benefícios para os trabalhadores da saúde.