publicado em 22 de Janeiro de 2014 às 11:14 - Notícias

Expectativa para 2014 é conclusão das investigações na saúde em MS

Membros da CPI Estadual da Saúde. Foto: Sérgio Souza Júnior

Do G1MS

Denúncias de irregularidades foram apuradas na Operação Sangue Frio. Assunto foi tema de reportagem do Bom Dia MS  de 17 de janeiro.

Depois das denúncias da Operação Sangue Frio, em 2013, a expectativa para este ano em Mato Grosso do Sul é a conclusão das investigações da Polícia Federal, da Controladoria-Geral da União e dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, para que os responsáveis pelas suspeitas de irregularidades na saúde pública sejam levados a julgamento.

Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Câmara de Vereadores de Campo Grande e na Assembleia Legislativa também foram criadas para apurar as denúncias. Os trabalhos terminaram no final do ano. Esse foi o tema da última reportagem da série Retratos da Saúde, que o Bom Dia MS exibe nesta sexta-feira.

Vereadores e deputados estaduais só resolveram apurar as irregularidades na saúde depois das denúncias da Operação Sangue Frio, a partir de abril do ano passado. Na Assembleia, foi investigada a aplicação do dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS) na saúde do estado, nos últimos cinco anos. Depoimentos de cerca de 100 pessoas foram colhidos, hospitais foram inspecionados, e durante seis meses de investigação, 70 mil documentos foram analisados pelos membros da CPI da Saúde. Mas o relatório final não apontou detalhes das irregularidades encontradas. Somente comparou a situação da saúde no estado com a do restante do país. Nenhum responsável foi apontado ou indiciado.

Um relatório paralelo chegou a ser apresentado na CPI, citando crimes como improbidade administrativa, corrupção, tráfico de influência e fraude à licitação no Hospital Universitário e no Hospital do Câncer. O indiciamento de dez pessoas foi solicitado, mas no final o relatório não foi aprovado pelos deputados.

Na Câmara de Campo Grande, a CPI foi aberta para investigar os repasses do SUS no atendimento de oncologia nos hospitais do Câncer e Universitário. A investigação resultou em 15 volumes com mais de 6 mil páginas. No relatório final os vereadores sugeriram que cinco pessoas sejam responsabilizadas pela Justiça.

Fonte:   http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2014/01/expectativa-para-2014-e-conclusao-das-investigacoes-na-saude-em-ms.html

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas