“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!”
Florence Nightingale
O Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social (SINTSS-MS) parabeniza com esta singela homenagem os (as) trabalhadores (as) enfermeiros/as, neste dia 12 de maio, que é celebrado o dia mundial dos (as) profissionais em enfermagem.
Nesta fase da conjuntura política do país, reforçamos a necessidade de lutarmos contra a Reforma da Previdência (PEC 287), que atinge profundamente o serviço público e substancialmente a enfermagem.
Não é possível aceitarmos um brasil onde o/a profissional da enfermagem seja obrigado/a a trabalhar até os 65 anos de idade no mínimo, carregando nesta fase da vida, toda a carga laboral que é específica da profissão, enquanto deveria estar gozando de sua aposentadoria, isto é inadmissível.
A luta pela implantação da Jornada de 30 horas, para todos os Trabalhadores da Secretaria Estadual de Saúde e da Fundação de Saúde continua, desta não conquista não abriremos mão. A direção do Sintss-MS avalia que a conquista das 30 horas seria um grande avanço, um passo importante para todos os servidores da saúde pública do nosso estado. Estudos da OMS (Organização Mundial de Saúde) indicam que a redução da carga horária melhora a saúde física e mental do trabalhador da saúde, promovendo melhora na qualidade dos serviços ofertados por esta categoria à população.
SINTSS/MS.