Escrito por: Sérgio Souza Júnior - Assessoria de Comunicação SINTSS-MS.
As redes sociais são um espaço de cidadania e convivência, que permitem às pessoas experimentarem novas formas de se relacionarem, com muita agilidade, promovendo a interação das pessoas sem hierarquia.
As novas ferramentas de comunicação utilizadas nestas redes, alcançaram o ápice no Brasil com as manifestações da juventude em junho de 2013 e até hoje “dão muito o que falar”.
A onda do momento nestes espaços virtuais são os chamados “rolezinhos”, uma forma que os jovens vêm utilizando para se encontrarem em Shoppings Centers e outros espaços públicos ou privados no país.
Após os rolezinhos receberam críticas, no sentido de não incorporarem ações sociais e solidárias, alguns internautas se organizaram para promover o primeiro “Rolezinho no Hemosul de Campo Grande” confirmado para o dia 01 de Fevereiro (sábado), das 07h até às 12h. Em todo o país, internautas de várias cidades estão organizando eventos parecidos.
Em poucos dias desde sua criação, o Rolezinho no Hemosul, já conta com mais de 263 pessoas confirmadas no evento.
A direção do SINTSS-MS vê com bons olhos iniciativa e decidiu apoiar esta ação, organizada originalmente na internet.
O presidente do sindicato, Alexandre Júnior Costa afirmou para o nosso site “O rolezinho no Hemosul é uma importante iniciativa, é muito bacana este tipo de atitude vindo da juventude. Mas precisamos emitir um alerta, a sociedade precisa acordar para o desmonte da hemorrede no Mato Grosso do Sul, a maioria das cidades do interior não tem este tipo de serviço, falta plano de carreiras, concurso público, boa remuneração. Por exemplo, imagina fazer um rolezinho desses em Dourados, Corumbá, Coxim, isso não será possível por que a infraestrutura de atendimento destas cidades foram desmanteladas. Se continuar a atual politica de desmonte da Hemorrede, muitos rolezinhos como este serão necessários para ajudar a povo sul-mato-grossense.
Ricardo Bueno, Presidente do Conselho Estadual de Saúde comentou sobre o evento na mesma linha, “acho a iniciativa muito interessante e vai com certeza ajudar a população do Mato Grosso do Sul, uma vez que já tem muitas pessoas confirmadas. Mas não podemos deixar de dizer que a falta de sangue é o resultado da ausência de uma política mais avançada do governo estadual para o setor, inclusive no final do ano passado esta situação crítica mobilizou a imprensa e as redes sociais em uma campanha de doação de sangue. O sistema da Hemorrede foi desmontado no estado e precisamos impedir que isso continue acredito que este movimento vai ajudar a levantar o debate sobre a necessidade de fortalecer a Hemorrede” concluiu.
Evento
Abaixo, reproduzimos na íntegra a chamada utilizada para convidar as pessoas a participarem do evento.
“Pra você que se indignou com os rolezinhos que não leva a nada, faça parte do rolezinho que vai dar futuro!!! A cada 1 doação poderá salvar até 3 vidas... 1 de Fevereiro de 2014, Um sábado, das 7h às 12h, pra não se ter desculpa de não fazer a doação!!!”.
Para se organizar melhor, o evento conta até com enquete, que pergunta qual o seu tipo sanguíneo.
Participação
A internauta Thiana Ferreira comentou no evento da rede social “Achei interessante a ideia!!! É uma boa dica mesmo que você não puder ir lá no dia, mas se possível separe um dia para fazer sua doação, por que pode salvar muitas vidas!! Pense talvez quem tanto precisa pode ser um amigo, um familiar, sua mãe ou seu pai e quem sabe VOCÊ...”.
Muitas pessoas já foram alertadas que, mesmo que não saibam de seu tipo sanguíneo, é importantíssimo que eles possam comparecer mesmo assim. Seja porque podem saber imediatamente se estão em condições de serem doadores, seja por que no Hemosul eles poderão fazer uma série destes testes sanguíneos, que demorariam muito mais tempo na rede pública.
Entrevista
O Evento foi criado por Wellington Pedro Costas de Freitas, (foto abaixo) ele tem 25 anos, trabalha como atendente de Call Center e já participou de projetos sociais, mas não é membro de uma organização ou movimento social.
Pedro, como é conhecido o proponente do projeto, concedeu uma entrevista através do telefone para o nosso portal.
Portal SINTSS-MS – Pedro, comente para nós sobre esta sua iniciativa, como foi construída a proposta?
Pedro - Tudo começou quando assisti a um vídeo no youtube, do Cauê Moura, “desce a letra”. Neste vídeo ele falava justamente sobre o rolezinho. Ele falou tudo que a gente gostaria de falar e que está na ponta da língua de quase todos os brasileiros.
Acredito que é uma possibilidade de dar uma resposta ao rolezinho, não a altura do que eles estão fazendo na sociedade, uma resposta que fosse acima, que abrangesse as pessoas que vão ao rolezinho e também as que não aprovam a ideia.
Portal SINTSS-MS - Esta é uma iniciativa que busca integrar as pessoas?
Pedro – A proposta vem no sentido de juntar as pessoas lá no Hemosul. Tem muitas pessoas que sentem excluídas, que não apoiam o movimento rolezinho, mas que nesse momento estarão juntas.
Não interessa se o sangue é de um pobre ou de um rico, doando sangue é o que importa, isso faz toda a diferença na vida das pessoas e não a classe social, pois é nas necessidades que nós nos fazemos iguais.
Portal SINTSS-MS – Em pouco tempo, percebemos que a proposta teve muita adesão, como você está percebendo isso?
Pedro - A questão dessa proporção que a gente não sabia que teria. Para você ter uma ideia eu enviei convite só para as pessoas que estavam no meu face, eram 600 (seiscentas), agora as pessoas já convidadas atualmente beira 7.000 (sete mil).
Portal SINTSS-MS – Você participa de algum movimento social ou organização, politicamente qual é o objetivo do rolezinho no Hemosul?
Pedro – Eu já participei de algumas ações sociais, mais eu não sou membro de nenhum movimento mais organizado. A parte política do projeto é o fato de poder juntar um pobre, um rico, através de uma necessidade que é de todos. Quanto mais pessoas puderem participar é melhor e a doação em si é poder mostrar que todas as pessoas são iguais.
Veja o link do evento na rede social.
https://www.facebook.com/events/398223270314991/?fref=ts
No evento criado, também foram divulgados os horários de atendimentos da rede de coleta de sangue no estado, os dados seguem abaixo.
HEMOSUL
Coleta: Seg. à Sexta: 7h às 17h30 Sábado: 7h às 12h
|
Entrega de Resultados: Seg. à Sexta: 7h às 18h Sábado: 7h às 13h
|
SANTA CASA
Segunda à Sexta: 7h às 11h e 13h às 17h
OUTRAS UNIDADES DA CAPITAL E INTERIOR
Segunda à Sexta: 7h às 13h
TODAS AS UNIDADES
DISTRIBUIÇÃO: 24h, inclusive domingos e feriados.