Mais de 10 mil pessoas participam do movimento nacional pelas 30 horas de trabalho para a Enfermagem. As atividades tiveram início pela manhã do dia 09 de Abril, com uma caminhada na Esplanada dos Ministérios. A atividade foi encerrada no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados que ficou lotada com a mobilização da com o apoio de diversas entidades, deputados e trabalhadores da enfermagem de todo o país.
O Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, o deputado fedral Wilson Filho(PB) e o Fórum Nacional 30 Horas Já realizaram uma Audiência Pública em defesa da votação do PL 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho para 06 horas diárias, totalizando as 30 horas semanais.
Conforme a cobertura do site: http://aenfermagem.com.br o Deputado Wilson Filho usou a tribuna e afirmou “as minhas palavras estão vindo do coração, não podemos adiar mais esta aprovação do PL 2295/2000, este já tramita há 13 anos nesta casa legislativa”.
Para o Secretário Geral do SINTSSMS Ricardo Bueno que coordenou a delegação, o SINTSSMS, como representante dos profissionais de enfermagem da sua base, acompanha essa luta que é de anos, fazendo todos os esforços para alcançarmos esta que será uma conquista histórica para a categoria. O sindicato financiou e organizou um ônibus com dezenas de profissionais da enfermagem da sua base que participaram do protesto.
Ricardo afirma que o movimento foi muito positivo “demonstrou claramente que a categoria da enfermagem está mobilizando, tanto é que devido a mobilização o Ministro recebeu a comissão nacional e se mostrou disposto a negociar”. O dirigente confirma que um dos maiores entraves para a conquista das 30 horas são os donos de hospitais, que continuam muito resistes.
A luta continua, O Fórum Nacional 30 horas acompanha de perto as atividades em torno do tema. Após o protesto, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN) confirmou que irá colocar em pauta a votação do PL 2295/2000 na reunião de líderes da próxima terça-feira. Esta reunião pode ser crucial neste trajeto da luta pela aprovação em lei das 30horas naquela instituição.
Assessoria de Comunicação SINTSSMS