publicado em 2 de Março de 2016 às 16:00 - Notícias

O movimento contra a privatização da saúde chega à Câmara de Vereadores da capital

Reunião com Vereadores do movimento Contra Privatização da Saúde - Divulgação


Na manhã desta quarta-feira (2), lideranças de entidades ligadas à saúde, contrários à proposta de terceirização do setor público de saúde, via OSs (Organização Social, de cunho privado), foram recebidos por parlamentares do legislativo municipal de Campo Grande.

A reunião ocorreu na Câmara, a pedido dos representantes do movimento, que já protocolaram pedido de audiência com o governador do estado sobre as terceirizações na área da saúde, além de conseguir apoio de Ivandro Fonseca, Secretário Municipal de Saúde, que se declarou contra a transferência da gestão pública do setor para a iniciativa privada, em reunião realizada na Sesau no dia 1 de março.

Estiveram presentes na reunião desta manhã, o Presidente da casa, o vereador João Rocha (PSDB), Luiza Ribeiro (PPS), Eduardo Cury (PT do B), onde foi solicitado, conforme relato do Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Bueno, que a Câmara, Municipal, através da Comissão Permanente de Saúde, realize uma Audiência Pública e um seminário para tratar do tema.

Ainda segundo Bueno, que é Vice-Presidente do SINTSS-MS, a informação passada na reunião citada, é de que não está na pauta de votações, nenhum projeto semelhante de privatização da saúde, ou transferência de gestão de setores da saúde para entidades privadas.

No ano de 2015, ainda na gestão de Gilmar Olarte à frente da prefeitura da capital, houveram várias iniciativas de se debater a implantação das OS na saúde, segundo relatos das lideranças da área da saúde, haviam rumores sobre a volta dessa discussão na Câmara de Vereadores da capital, situação que motivou o movimento a tomar esta iniciativa de visita ao parlamento de Campo Grande.  

Segundo os representantes do movimento, a ideia agora é fazer o diálogo com a população através de instrumentos como, audiências públicas, seminários, abaixo-assinado, entre outras ações.

O Sintss-MS participa deste movimento em defesa da saúde pública e contra as privatizações na saúde.

São entidades e instituições que compõem esta iniciativa: SINTSS-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul), Conselho Regional de Odontologia-MS, Conselho Estadual de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Regional de Fisioterapia de MS, Conselho Regional de Serviço Social, Sindicato dos Médicos de MS, Sindicato dos Odontologistas de MS, Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Enfermagem de Campo Grande, Sindicatos dos Trabalhadores Públicos Federais de MS e Mesa de Negociação do SUS. 

Escrito por: Sérgio Souza Júnior Ascom SINTSS-MS

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas