publicado em 2 de Agosto de 2013 às 18:21 - Notícias

Presidente do SINTSSMS participa de Encontro de Formação do SINPAF

Foto: Sérgio Souza Júnior

Atualizada (05-08) para correção de informações.

Na tarde desta sexta-feira (02-08), no Hotel Metropolitan, em Campo Grande-MS, aconteceu o Curso de Formação Política e Sindical para Dirigentes e Militantes do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário.

Alexandre Júnior Costa recebeu o convite para essa atividade, da companheira Estela Márcia Scandola, da base sindical do SINTSSMS, que participa da organização do Curso de Saúde do Trabalhador do Sinpaf.

O SINPAF tem investido na formação de seus quadros, através de seu programa nacional de formação, que nesta etapa regional, tinha a participação de dirigentes do Estado de Goiás, Mato Grosso, Tocantis e Distrito Federal, além de Mato Grosso do Sul que é estado sede da atividade. 

O Presidente do Sindicato falou sobre a importância da participação dos sindicatos no controle social, a partir da experiência do SINTSSMS em sua atuação no Conselho Estadual de Saúde, no qual Ricardo Bueno (dirigente do SINTSSMS) atualmente ocupa o cargo de Presidente da Mesa Diretora.

Alexandre Costa afirmou que o Controle Social é uma ferramenta importantíssima para os trabalhadores e que deve ser ocupado. Para o dirigente “a corrupção na saúde está intimamente ligada ao processo de privatização do setor. Vejam o exemplo do Hospital do Câncer, onde existia um grupo de pessoas que atuavam naquele hospital privado lá, e houve caso de médico que se dava ao luxo de aplicar água no paciente ao invés do medicamento adequado”.

Costa afirmou que pelo menos 70% dos recursos do SUS são destinados à pagamentos da iniciativa privada, em procedimentos, medicamentos, entre outros.  Comentou também que os processos de privatização e terceirização não são bons exemplos para o funcionalismo público, pois retiram postos de trabalho e prejudicam a qualidade do serviço oferecido a população.

Após as perguntas do plenário sobre o problema da corrupção no sistema de saúde e quais seriam as formas de combatê-los Alexandre concluiu, “é uma tarefa da CUT, das outras centrais e dos sindicatos, ocuparem os espaços nos conselhos municipais e estaduais da saúde Ou a gente disputa o controle social ou as coisas tendem a piorar”.

Também participaram do debate desta tarde, pelo Vice-Presidente do SINDIJUS/MS, Dionísio Avalhaes da Comissão Estadual Intersetorial de Saúde do Trabalhador de Mato Grosso do Sul (CIST/MS) e por Maucir Pauletti da Comissão Permanente de Investigação das Condições de Trabalho e Trabalho Escravo de Mato Grosso do Sul

Sérgio Souza Júnior
Assessoria de Comunicação SINTSSMS  

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas