Os profissionais enfermeiros estarão em mobilização durante esta semana em defesa da efetivação da jornada de trabalho de 30 horas semanais. A campanha visa sensibilizar os parlamentares de Mato Grosso do Sul e a sociedade sobre a importância da aprovação do projeto do Lei 2295/2000.
Entre as atividades previstas estão a Marcha de Branco: Enfermagem Unida por um Objetivo, com concentração no dia 31 (sábado), às 8h, em frente do Prontomed da Santa Casa, seguida de caminhada até a praça do Rádio Club, onde haverá doação voluntária de sangue. No dia 11 está prevista a saída de uma caravana para Brasília para ato Público em Frente a Esplanada dos Ministérios.
A efetivação da jornada de 30 horas foi o compromisso político assumido pelo Ministro Alexandre Padilha, durante a campanha eleitoral da Presidente Dilma, em 2010. Para Alexandre Costa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Sintss-MS, “a reivindicação é mais do que justa, pois os profissionais são submetidos a jornada estressante de trabalho, em razão da sobrecarga do sistema único de saúde. Além disso abrirá mais vagas no mercado de trabalho”,