A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou na noite desta terça-feira (29/10), uma sessão solene, proposta pela deputada Mara Caseiro (PTdoB), para a entrega da Comenda Vespasiano Barbosa Martins. Foram homenageadas 23 personalidades que se destacam na área da saúde do estado.
“Hoje é um dia especial em que podemos lembrar de um grande homem, médico e político, que foi Vespasiano Martins. E homenagear os atuais profissionais com esta honraria é justo, na verdade um grande privilégio”, exaltou a deputada.
O Deputado Amarildo Cruz prestou homenagem aos servidores públicos estaduais Ricardo Alexandre Corrêa Bueno e Luiz Carlos Cristaldo Ribeiro, este último não pode comparecer ao evento, mas foi representado por sua esposa, Ivanete Salazar de Oliveira Ribeiro.
Ricardo Bueno, dirigente do SINTSSMS comentou para nós a comenda que recebeu: “Recebi esta homenagem enquanto Presidente do Conselho Estadual de Saúde e agradeço muito o Deputado Amarildo Cruz pela indicação, mas tenho que reforçar que esta é uma conquista do SINTSSMS e do controle social que luta por uma saúde pública de qualidade e das lutas que travamos em defesa dos nossos servidores e do Sistema Único de Saúde.”
O dirigente do SINTSSMS fez questão de relembrar os sonhos de luta e de projeção do tema da saúde que balizava a conduta política do ex-Presidente do Sindicato, Cássio Pereira. “Esta é uma batalha que começou com o Cássio, ele tinha um sonho de fazer do sindicato a ponta de lança no debate da saúde. Aprendemos com ele que podemos ter sonhos de melhorar as condições da categoria, fazendo luta política séria e pela primeira vez um trabalhador foi eleito Presidente do Conselho Estadual de Saúde. Isso é mérito da persistência dele, que brigava com a gente para continuarmos a luta” enfatizou.
Ricardo Ayache, Presidente da CASSEMS, participou integralmente do evento nesta noite e fez questão de parabenizar Ricardo Bueno, (que é membro do Conselho Fiscal da CASSEMS), pela indicação à comenda.
O evento foi acompanhado pela bisneta de Vespasiano Martins, Fabiana Martins Jallad, que emocionada falou sobre seu bisavô. “É uma honra ver essas pessoas receberem esse prêmio com o nome do meu bisavô. Ele representa um grande herói, que lutava com bravura pelos seus ideais” disse.
A direção do SINTSSMS parabeniza o companheiro Luiz Carlos Cristaldo Ribeiro, a Enfermeira Cida Pires e Ed Carlo Britto, servidores públicos estaduais da saúde, que também foram agraciados com esta homenagem. A dedicação de vocês a saúde pública é digna de orgulho para este sindicato.
Vespasiano Martins
A comenda leva o nome do médico Vespasiano Barbosa Martins, que também foi prefeito de Campo Grande por três vezes, governador durante o Levante Constitucionalista de 1932 e senador por dois mandatos pelo então estado de Mato Grosso.
Vespasiano foi um grande ativista político em seu tempo, já na década de 30 ele participou de movimentos separatistas da região sul, do Mato Grosso (Uno). Sua participação nestes movimentos é sempre lembrada como ação embrionária que culminaria com a criação do estado de Mato Grosso do Sul na década de 70.
Abaixo, segue a lista de homenageados pela Comenda da Saúde:
Ricardo Alexandre Corrêa Bueno, Luiz Carlos Cristaldo Ribeiro, Aurelia Brioschi, Eliane Cristina Figueiredo Brilhante, Wilson Rodrigues de França, Sebastião Nogueira Faria, Abadia Gomes dos Santos, Adão Dauzacker, Luiz Dilmar Bogado Miranda, Vera Lucia de Melo Matos, Maria Aparecida Pires de Carvalho, Leika Aparecida Ishiyama Geniole, Elaine Cristina Fernandes Baez, Nilo Sérgio Laureano Leme, Cecília Helena Caseiro Oliveira, Renato Barbosa de Rezende, Crhistina Paula Naste Shirado, Karin Taise Matsuoca, Nelson Trad Filho, Alfredo Arruda, Ed Carlo Britto Burgatt, Livio Viana de Oliveira Leite e Iraci Marques Vendramini.
Sérgio Souza Júnior, com informações do Portal ALMS