19/03/2012 | Karina Lima
Campo Grande (MS) - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) realiza a partir de hoje (19) até o dia 23 de março o Curso de Formação Básica para Registradores de Câncer. O curso será realizado no Grand Park Hotel, das 8 horas às 17h30 e é direcionado aos hospitais de Câncer que possuem implantados o sistema de Registro Hospitalar de Câncer (RHC).
O objetivo do curso é melhorar os conhecimentos dos profissionais de nível médio (registrador), ou superior (coordenador), que trabalham em um RHC, como implantar, gerenciar esse sistema de informações em sua instituição. O conteúdo abordará a metodologia adequada para a coleta de informações sobre os casos de câncer, cadastro, armazenamento, processamento, análise e divulgação das informações.
Atualmente existem oito Registros Hospitalares de Câncer (RHC) em funcionamento em Mato Grosso do Sul. Cinco estão localizados em Campo Grande nas seguintes instituições: Sociedade Beneficente de Campo Grande - Santa Casa, Hospital do Câncer Dr. Alfredo Abrão, Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, Hospital Regional Rosa Pedrossian e Neoclin. As outras três instituições estão distribuídas nos municípios de Corumbá (Centro de Oncologia Dr. Hugo Costa), Três Lagoas (Hospital Nossa Srª Auxiliadora) e Dourados (Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King).
Segundo a Estimativa de Câncer/2012/MS/Inca (Incidência de Câncer no Brasil), em Campo Grande os tumores de maior incidência no sexo feminino são mama, colo do útero e cólon/reto e no sexo masculino, próstata, cólon/reto e traqueia, brônquio e pulmão).
Jefferson Gonçalves