O Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social (SINTSS-MS) vem homenagear nossos (as) trabalhadores (as) enfermeiros/as, pois nesta data (12), é comemorado o dia mundial dos (as) profissionais em enfermagem.
Antecedentes
A profissão surgiu no decorrer das ações instintivas de proteção à saúde em uma primeira fase da evolução da nossa civilização, todo este saber popular acumulado foi muito importante para garantir à humanidade a manutenção de sua sobrevivência.
Mas foi com Florence Nightingale (1820 - 1920) que se criou o conceito moderno de enfermagem. Filha de ingleses, perseverante, tenaz e determinada, ficou famosa sendo pioneira, no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia. Pós a guerra, Florence fundou uma Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, que passou a servir de modelo para as demais escolas que foram fundadas.
Já a enfermeira Ana Justina Ferreira Néri, nasceu na Bahia e entrou para a História como Precursora da enfermagem no Brasil. É uma das heroínas da guerra do Paraguai.
No mundo moderno, a Enfermagem não está desvinculada do saber especializado, hoje ela é uma ocupação assalariada que vem atender a necessidade de mão-de-obra nos hospitais, constituindo-se como uma prática social institucionalizada e específica.
A luta continua
Mesmo com todo o reconhecimento que hoje temos da profissão, sua colaboração científica aos cuidados executados pelos (as) profissionais da enfermagem em instituições de atendimento à saúde no país, ainda lutamos por melhores condições de trabalho e salários.
Um exemplo disso foi o dia 9 de abril de 2013, onde o SINTSS-MS organizou uma delegação estadual, presente na passeata realizada em Brasília-DF, que reuniu mais de 10.000 mil pessoas, no movimento nacional pelas 30 horas de trabalho para a Enfermagem, proposta que hoje tramita na Câmara Federal.
Relembre aquele protesto, vendo o vídeo que divulgamos, clicando neste link: http://www.youtube.com/watch?v=6caklhT9ur0
As 30horas de trabalho sem redução de salários fazem parte da proposta do sindicato, enviada à mesa de negociação permanente junto ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Para Ricardo Bueno, Vice-Presidente do SINTSS-MS, “esta é uma data importante para discutirmos a valorização da categoria, temos que usar esta semana da enfermagem, para debater o fortalecimento da profissão, que será construído com muita luta”.
Foi neste sentido, que no início deste ano, conseguimos concretizar a nossa reivindicação, com muito esforço, da criação da Diretoria de Enfermagem, no HR-MS, que vai realizar um atendimento mais próximo aos profissionais desta área, naquele local.
A direção do SINTSS-MS parabeniza a todos e todas, profissionais na área de enfermagem pelo seu dia e agradece a confiança e apoio desta categoria em suas lutas.
Sindicato dos Trabalhadores da Seguridade Social do Estado de Mato Grosso do Sul.