A sede do Hemosul, em Campo Grande, foi palco na manhã desta sexta-feira (15), de mais uma ação dos servidores públicos da saúde, que estão insatisfeitos com o abono salarial proposto pelo governo do estado.
Dirigentes do SINTSS-MS se reuniram com trabalhadores do órgão e realizaram juntos, uma ação coletiva no local, manifestando seu descontentamento.
Na oportunidade, os servidores usaram as camisetas da campanha elaborada pelo sindicato denominada; “Não Curto Quem Não Me Valoriza”, que critica o “0% de reajuste em 2016”. A mensagem nas costas da camiseta reforça o slogan da campanha, “governador, abono não é reajuste”.
O governo estadual apresentou proposta de abano salarial de R$200,00 para a negociação salarial deste ano, em desfavor da reivindicação do Fórum dos Servidores Públicos, que pede 16,14% de reposição inflacionária.
Os servidores alegam que desde o início do governo Azambuja, a categoria não recebe reajuste. Segundo os dirigentes do Sintss-MS, o movimento contra a proposta do abono é muito forte hoje na base do sindicato.
A direção do sindicato alega que o abono não traz segurança jurídica para o trabalhador, pois esses valores não incorporam no salário e nos direitos dos funcionários, assim o abono pode ser retirado a qualquer momento, por vontade do poder público.
Reivindicação
O Fórum dos Servidores Públicos solicitou através de ofício um reajuste salarial linear de 16,14%, conforme estudo técnico encomendado pelos trabalhadores ao escritório estadual do DIEESE (Departamento Sindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos de MS).
A histórica Assembleia Geral dos Servidores Públicos do Estado, realizada dia 9 de abril, rejeitou a proposta de abono salarial do governo e aprovou indicativo de greve estadual para o dia 2 de maio.
Segundo o Fórum dos Servidores, logo após a Assembleia, ao menos mil e quinhentos servidores públicos caminharam pelas ruas do centro de Campo Grande em protesto contra o abono.
Uma nova rodada de negociação com o governo está confirmada para a manhã do dia 18 de abril, na sede do IMASUL, (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) no Parque dos Poderes, próximo à TVE.
Organização
O Fórum dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul é representativo de 40 mil trabalhadores vinculados a 22 sindicatos e associações do funcionalismo público estadual.
Escrito por: Sérgio Souza Júnior AsCom SINTSS-MS