publicado em 7 de Março de 2014 às 17:11 - Notícias

SINTSS-MS apoia ato unificado pelo fim da Violência contra às Mulheres.

SINTSSMS Mulheres da Saúde na luta!

O 8 de Março é mundialmente reconhecido como um dia de luta das mulheres. Foi nesta mesma data que, em 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque (EUA), realizaram uma greve. Elas reivindicavam entre outras coisas, a redução da jornada de trabalho que era de 16 horas. A manifestação foi reprimida com muita violência, fecharam as portas da fábrica e atearam fogo no local e assim mais de 130 tecelãs morreram carbonizadas.

O Sindicato da Seguridade Social de Mato Grosso do Sul (SINTSS-MS), vem prestar assim, uma sincera homenagem às mulheres trabalhadoras da saúde, do serviço público estadual. Recentemente a CUT lançou para o ano de 2014 a campanha: "Mulheres na luta por Igualdade, Liberdade e Autonomia".

O SINTSS-MS apoia esta iniciativa e está fazendo parte da organização das vários atos do dia 8 de Março puxado pela CUT e demais movimentos sociais.

Inclusive a direção do SINTSS-MS será responsável pela realização, no dia 28 de março, de um grande Seminário sobre a Saúde das Mulheres, fechando a agenda de lutas do mês, que contará com o apoio da CUT, de seus sindicatos filiados e dos movimentos sociais parceiros.

Recentemente, a companheira Cleuza Pedroza, a “Cleuzinha”, filiado ao nosso sindicato, foi eleita Presidenta do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, na oportunidade, realizamos uma entrevista com ela que pode ser conferida neste link: http://migre.me/ibRna

Perguntada sobre as principais pautas da luta das mulheres, ela nos respondeu assim:

Cleuzinha  > Com certeza é garantir as delegacias da mulher 24 horas, de fato, pois as mulheres precisam muito deste atendimento. E de forma conjunta é necessário investirmos em formação profissional, preparar @ servid@r públic@ para este atendimento. Precisamos dar muita atenção ao acolhimento quando estas delegacias recebem as mulheres vítimas de violência doméstica.

As atividades do 8 de março dos movimentos sindicais e sociais estão ancoradas sobre os três eixos da campanha nacional da CUT, por Liberdade, Igualdade e Autonomia.

Combinando com a plataforma nacional, o tema "Enfrentamento à Violência contra as Mulheres" foi escolhido como mote principal desse "Dia Internacional de luta das Mulheres" e o grande símbolo é o luto, contra todas as mortes de mulheres por atos de violência.

No Mato Grosso do Sul, atos do dia 8 de março de 2014 estão sendo organizados para acontecer nas ruas das cidades de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas.

A direção do SINTSS-MS convida todos e todas a participarem destes atos que constam na programação divulgada pelo site da CUT Mato Grosso do Sul que reproduzimos abaixo. A matéria completa da CUT você encontra neste link: http://cut-ms.org.br/destaques/219/atos-do-8-de-marco-unificado-acontecerao-nas-quatro-maiores-cidades-de-mato-grosso-do-sul

Campo Grande: 


• 5 horas - Amanhecer com cruzes em pontos simbólicos das cidades, representando cada morte de mulheres, por violência, registrada no estado.

• 8 horas na Rua Barão do Rio Branco entre Rua 14 de Julho e 13 de Maio;

• 10 horas caminhada até a Delegacia da Mulher;

• 16 horas na Orla Morena (o lado da Avenida Noroeste): Mística e roda de conversa

com o Tema: Empoderamento x Protagonismo Feminino;

• 18 horas Saída do Cortejo com o Bloco do Saiaço* até a pista de skate, na Orla Morena.

 

Dourados:

• 8 horas - Concentração na Praça Antônio João, no centro da cidade. Após as intervenções, vestidas com camisetas pretas, as companheiras seguirão em marcha pela cidade com o lema “Basta de Femicídio”, em protesto ao alto índice de violência e morte de mulheres no Mato Grosso do Sul.

Três Lagoas:

• 8 horas - Concentração na Igreja Matriz no centro da cidade. Todas vestindo camiseta simbolizando o luto em referência à violência contra as mulheres.  Representa a CUT neste ato o Coletivo de Mulheres Metalúrgicas.  Outras entidades participam desta mobilização, a CMP e a União Três-lagoense por Moradia Popular. Apenas neste ano, já ocorreram cinco casos de mortes de mulheres por crime passional, neste município.

 Corumbá

• 9 horas – Concentração na esquina das ruas Frei Mariano e 13 de Junho. O luto será representado por fitas pretas usadas pelas pessoas que participarão do ato, que contará também com representantes da CUT-MS , do Conselho Municipal da mulher, Fórum das Mulheres do Campo e Ribeirinhas de Corumbá – MS, Mulheres da Colônia de Pescadores Z1 e representantes da gerência de mulheres e da agência de trânsito do governo municipal.

Entidades que compõem o Ato unificado do dia 8 de Março.

Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul, FETRICOM, STIMMMEMS, MST, Fórum de Juventudes de Campo Grande – MS,RECID-MS, SISEMTER, SINTSS-MS, SINTSPREV, SINPSI-MS, SINTRACOM, STICA-CG, FPIA, Sindicato da Alimentação de Dourados, Secretaria Estadual de Mulheres do PT-MS, FETEMS, SINTRAMDIB, COREN-MS, SINTES, SINERGIA, Marcha Mundial das Mulheres, Conselho Regional de Psicologia, FEES-MS, SIMTED Dourados, Coletivo de Mulheres Metalúrgicas de Três Lagoas, Fórum das Mulheres do Campo e Ribeirinhas de Corumbá – MS, Associação de Mulheres dos bairros de Corumbá-MS, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Corumbá-MS, Mulheres da Colônia de Pescadores Z1 de Corumbá-MS.

* O Bloco do Saiaço, acontecerá em Campo Grande – MS, sua marca principal será da participação dos homens, que usarão saias e camisetas pretas, como forma simbólica ao “vestir” o luto, pelas mortes de mulheres por atos de violência.  

Escrito por: Sérgio Souza Júnior assessoria de comunicação SINTSS-MS, com informações do portal da CUT-MS.  

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas