publicado em 28 de Janeiro de 2013 às 20:54 - Notícias

Vantagem pessoal foi ajuizada em favor do SINTSSMS.

Vitória Jurídica!

Saiu a decisão do Juiz Amaury da Silva Kuklinski, no dia 21 de janeiro de 2013, sobre a ação do Pedido de Cobrança à Fundação Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul.

Neste processo, o Sindicato pleiteia a diferença da “Vantagem Pessoal” dos servidores da saúde no período de (setembro)* outubro, novembro, dezembro e o 13º salário de 2005 que não foram devidamente pagas aos servidores.  

Saiba mais sobre o caso.

Houve a mudança do Regime CLT para o Regime Estatutário dos funcionários da Saúde em 2006 e nesta transição, o sindicato identificou que houve perda salarial, o que fere o princípio constitucional de irredutibilidade de vencimentos.

Para compensar a perda salarial, o estado utilizou do recurso da “Vantagem Pessoal”. O problema é que seus pagamentos iniciaram apenas sobre o mês de janeiro de 2006 para a maioria dos funcionários.

Vantagem Pessoal:

“... parcela de natureza salarial paga a servidor, estatutário ou celetista, em razão do seu vínculo pessoal com a Administração ou em virtude do atendimento de condições ou pré-requisitos individuais previstos em lei;” extraído da sentença judicial sob o número: 001.08.128167-7.

Segundo o despacho do Juiz, existem diversos casos idênticos no Brasil, sendo que a justiça manifestou parecer favorável aos trabalhadores em situações como essa.

Os ressarcimentos devem variar de acordo com o nível de cada servidor, sendo que os primeiros cálculos indicam uma variação entre R$2.000,00 e R$8.000,00. A advogada afirma que estes valores não permitirão que o estado remeta esses débitos para o item “Precatórios”, fato que este que poderia atrasar e muito o pagamento desse direito devido.

É requerido também à inclusão da vantagem pessoal na base de cálculo dos adicionais de função, por tempo de serviço e capacitação, e pagamento dos consequentes reflexos dessa correção, devidamente atualizado (juros e correção monetária);

A esta decisão ainda cabe recurso para a 2ª instância. Segundo a advogada do Sindicato Drª Ana Silva, esta foi uma importante vitória e que dificilmente o estado terá condições de reverter esta decisão.

O SINTSSMS tem desenvolvido uma política de intensas disputas judiciais para reaver direitos dos trabalhadores, e esta ação é uma prova do acerto desta decisão. A direção do sindicato se coloca a disposição para tirar quaisquer dúvidas sobre em relação ao processo.

Assessoria de Comunicação, com informações da Assessoria Jurídica.

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul
    Rua da Abolição nº 108, Bairro Taquarussú, Campo Grande-MS - 79006-070, Telefone: (67)-3384-5608 - email:sintssms@sintssms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sintssms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas